O QUE É UM ANTISSÉPTICO?

Os antissépticos são substâncias que matam microrganismos (como bactérias e vírus) à superfície da pele e nas membranas mucosas. São conhecidos por terem eficácia antibacteriana, antifúngica e antiviral, bem como pela sua segurança.

BETADINE® QUEIMA?

Não, Betadine® não queima. Betadine® contém iodopovidona como antisséptico, que não queima em lesões cutâneas, e não contém álcool.

BETADINE® MANCHA?

Depois de aplicar Betadine® fica uma mancha castanha na pele. Esta mancha castanha poderá ser facilmente retirada com água. Não é uma mancha permanente! Se, contudo, após a lavagem com água e sabão ficar uma mancha em tecidos sintéticos, pode utilizar uma solução aquosa de tiossulfato de sódio (1-5%). Este produto pode ser adquirido nas farmácias e parafarmácias.

PORQUE É QUE BETADINE® É CASTANHO?

Betadine® contém iodo e este é castanho. A grande vantagem da cor castanha é que, para além de conseguir ver onde aplicou Betadine®, quando a cor castanha passar a amarelo claro é sinal que o iodo já foi utilizado e terá de reaplicar Betadine®. Assim consegue garantir que está a tratar a ferida!

BETADINE® PODE SER USADO DURANTE A GRAVIDEZ?

Só pode usar-se Betadine® durante a gravidez e aleitamento sob prescrição médica.

Não utilize o Betadine® para desinfetar os mamilos durante a amamentação.

Durante a gravidez e a amamentação siga sempre as recomendações do seu médico.

BETADINE® SOLUÇÃO CUTÂNEA DEVE SER DILUÍDO?

Betadine® Solução Cutânea não deve ser diluído. Leia cuidadosamente as informações constantes da rotulagem e do folheto informativo.

A UTILIZAÇÃO DE BETADINE® É COMPATÍVEL COM OUTROS ANTISSÉPTICOS?

Não se aconselha a utilização de Betadine® juntamente com outros produtos antissépticos. Poderão existir interações entre diferentes produtos antissépticos provocando uma redução da sua atividade, irritação da pele ou efeitos indesejáveis.

COMO DEVE SER TRATADA UMA FERIDA?

Para que a ferida cicatrize mais rapidamente e evitar possíveis infeções deverá tratá-la com Betadine® seguindo estes simples passos:

1. Lavar a ferida e a zona à volta com um produto antissético (Betadine® Espuma Cutânea), para remover sangue, resíduos, etc. Se tal não for possível utilize água e sabão.

2. Remover Betadine® Espuma Cutânea com soro fisiológico ou água corrente.

3. Aplicar Betadine® Solução Cutânea ou Betadine® Pomada na ferida e na zona à volta para que esta seja desinfetada corretamente.
Deverá aplicar Betadine® Solução Cutânea ou Betadine® Pomada se estiver perante uma ferida mais superficial. Se a ferida for mais profunda e de cicatrização mais difícil, ou necessitar de ser tapada com um penso ou gaze, é aconselhável a aplicação de Betadine® Pomada.

4. Proteger a ferida com a aplicação de um penso ou compressa, principalmente no caso de feridas profundas ou situadas em zonas de fricção / contacto.

No caso de feridas mais graves deve dirigir-se a um profissional de saúde capacitado (médico, enfermeiro ou farmacêutico).

O QUE É O PÉ DE ATLETA?

O pé de atleta é uma infeção dos pés causada por um fungo. Este fungo desenvolve-se no espaço entre os dedos dos pés, mais frequentemente nos 3º e 4º dedos.

Normalmente os fungos são difíceis de eliminar. Mesmo após um tratamento antimicótico (antifúngico), a infeção pode reaparecer após algum tempo. Estes reaparecimentos são o seu pior inimigo, é necessário combatê-los o mais rapidamente possível!